Paçoca de amendoim fit e sem açúcar? Chef ensina receita que fica igual à tradicional...
Por Gabriel Dambrosi em ReceitasAgora, com as festas juninas sendo realizadas, vêm várias receitas como quentão, bolo de milho, pé-de-moleque e outras. E é claro que não pode faltar a nossa queridinha paçoca, não é mesmo?
Trazemos uma receita super fácil e prática de fazer nessa matéria, com as dicas do internauta 'Adi Ensina', que fez essa receita super gostosa no dia 09 de junho de 2023. Vamos aprender a fazer passo a passo.
Ingredientes
- 50 gramas de farinha de aveia
- 2 xícaras de amendoim torrado
- Sal
- 1 colher de café de adoçante
Modo de preparo
Em um processador, acrescente 50 gramas de farinha de aveia, duas xícaras de amendoim torrado, uma pitada de sal e uma colher de café de adoçante, e vamos processar tudo isso.
Faça uma pausa para raspar as laterais e volte a processar novamente. Use um molde para fazer os cubos de paçoca (no vídeo foi usado um cano de PVC novo e higienizado). Coloque a farofa dentro do tubo e pressione com o dedo. Empurre para fora para desenformar e está pronto.
Confira:
Veja alguns comentários sobre o vídeo.
'adorei', comentou um internauta.
'Receita super fácil de fazer, vou tentar fazer agora aqui em casa.' escreveu um seguidor.
'amo paçoca', avaliou outro seguidor.
Qual a origem da paçoca?
A paçoca é um doce tradicional brasileiro cuja origem remonta aos povos indígenas da América do Sul. O termo "paçoca" tem origem no tupi-guarani e era utilizado para designar uma mistura de farinha de mandioca e carne seca. Acredita-se que a receita da paçoca tenha surgido entre os indígenas como uma forma de conservar a carne por mais tempo, já que a farinha de mandioca atuava como um agente desidratante.
Com a chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil, houve a influência da culinária europeia, que trouxe o uso de ingredientes como o amendoim. Assim, a paçoca tradicional foi adaptada e passou a ser feita com farinha de mandioca, açúcar e amendoim.
Ao longo dos anos, a paçoca tornou-se uma iguaria popular nas festas juninas e em outras celebrações brasileiras, ganhando diferentes versões e variações de acordo com a região do país. Atualmente, a paçoca é apreciada em todo o território nacional e faz parte do patrimônio gastronômico brasileiro.
Siga Adi Ensina nas redes sociais, clicando aqui.