Transforme seu pão amanhecido em um delicioso pudim - descubra como!
Por Gabriel Dambrosi em Dicas de CulináriaSei que sobras de pão de um dia ou dois podem parecer destinadas ao lixo, mas e se eu disser que há uma maneira deliciosa de dar a elas uma segunda chance? Bem, fica comigo, porque temos um segredo para compartilhar!
A popular youtuber Isamara Amâncio, do canal 'Isamara Amâncio', revela como transformar esse pão esquecido em um pudim fantástico, fofo e super simples de fazer. O vídeo dessa dica culinária está ganhando corações na internet, já acumulando mais de 66 mil curtidas e uma chuva de comentários positivos. Então, não desperdice nem um minuto a mais, e vamos aprender essa delícia juntas!
Veja o vídeo da receita
Confira alguns comentários super positivos sobre o vídeo:
'Você é a melhor cozinheira de todas. Quem concorda comigo aí? Deus abençoe cada um', disse uma seguidora.
'Quem faz as receitas da Isamara não erra acerta em cheio', comentou uma internauta.
'A Isa, não repete as receitas, ela atualiza. Hummm que delícia de pudim.', avaliou uma seguidora.
Ingredientes
Calda
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar 275 gramas
- ½ xícara (chá) de água 110 ml
Pudim de pão
- 3 xícaras (chá) de pães amanhecidos ou velho 2 unidades, ou 100 gramas
- 3 ovos 150 ml
- 1 vidro de leite de coco 200 ml
- 1 xícara (chá) de açúcar 185 gramas
- 3 xícaras (chá) de leite 630 ml
- 1 caixinha de creme de leite 200 gramas
- ½ xícara (chá) de coco ralado 40 gramas
Modo de preparo
- Vamos começar preparando a clássica calda do pudim. Em uma panela, despeje duas xícaras de açúcar refinado e deixe em fogo alto até começar a derreter. Em seguida, reduza para fogo médio e adicione água gradualmente até que a calda fique mais clara. Quando estiver pronta, distribua na forma.
- Agora, pegue dois pães amanhecidos (do tipo francês) e corte-os em pequenos pedaços. Coloque-os no liquidificador junto com os ovos, o leite de coco, o açúcar, o leite integral, uma caixa de creme de leite e meia xícara de coco ralado. Misture tudo muito bem até obter uma consistência homogênea.
- Despeje essa mistura sobre a calda já fria na forma. Coloque a forma dentro de uma maior com água quente, adicionando algumas gotas de limão à água para prevenir que ela escureça. Leve ao forno pré-aquecido a 250 graus por uma hora e quinze minutos.
- Após o cozimento, deixe esfriar antes de desenformar. Para isso, encaixe um prato na parte de baixo da forma e vire-a com cuidado. Voilà! Seu delicioso pudim de pão está pronto para ser degustado.
Por que o pudim demora para assar?
O pudim demora para assar devido ao seu processo de cozimento, que é conhecido como cozimento em banho-maria. O banho-maria é uma técnica em que o pudim é colocado em uma forma que, por sua vez, é colocada dentro de outra forma ou panela maior contendo água. Essa água é aquecida e fornece um calor indireto e uniforme para o pudim.
Esse método de cozimento indireto é mais lento do que o cozimento direto no forno, mas garante que o pudim seja cozido de maneira uniforme, sem risco de queimar ou cozinhar demais as bordas antes que o centro esteja pronto. Além disso, o pudim é uma sobremesa densa e rica em umidade, o que também contribui para o tempo de cozimento mais longo.
Portanto, embora o pudim possa demorar um pouco mais para assar do que outros pratos, o resultado final é uma textura cremosa e suave que vale a pena esperar.
Siga Isamara Amâncio nas redes sociais, clicando aqui.