Chef 'estrela' da internet revela segredo para fazer o bolinho de chuva perfeito - entenda por que o doce leva esse nome
Por Gabriel Dambrosi em ReceitasCom um carisma contagiante, o chef estrela do YouTube, 'Receitas de Pai', compartilha conosco um segredo culinário: o bolinho de chuva perfeito! Junte-se a nós nesta viagem deliciosa pela cozinha e prepare-se para surpreender a todos com essa delícia irresistível.
Ao longo do vídeo, nosso chefe de cozinha favorito ensina duas técnicas para conquistar o bolinho de chuva ideal: douradinho por fora, sem aquele interior cru que ninguém gosta. Esse vídeo já conquistou mais de 89 mil curtidas e coleciona uma infinidade de comentários amorosos, repletos de elogios à forma descontraída e carinhosa com que ele envolve toda a família no processo de preparo.
Então, o que está esperando? Venha descobrir essa maravilha conosco e se transforme em um verdadeiro mestre cuca na cozinha! Depois, é só surpreender os amigos com seus novos dotes culinários.
Confira o vídeo
Veja alguns dos comentários super fofos sobre o vídeo:
'Saudades do bolinho de chuva da minha mãe', disse uma seguidora.
'O jeito que ele vai ensinando e falando "presta atenção pra depois não dizer que é culpa do pai" parece que realmente é um pai ensinado um filho', comentou uma fã.
'Sempre quis aprender a fazer bolinhos, mas nunca dava certo. Segui sua receita e ficou peeeeerfeitoooooo!', avaliou um seguidor.
Ingredientes
- 2 e 1/3 de xícara de farinha de trigo
- 200ml de leite
- 1 xícara de açúcar
- 1 ovo
- 1 colher chá essência de baunilha
- 1 colher de sopa de fermento para bolo
Modo de preparo
- Dá água na boca só de pensar em bolinhos de chuva, não é? E a melhor parte é que o segredo para fazê-los perfeitamente está ao alcance de todos!
- Primeiramente, uma dica fundamental: a massa não deve ficar muito mole. Comece misturando bem o ovo, a essência de baunilha e o açúcar em uma vasilha. Depois, adicione o leite e a farinha de trigo aos poucos, até obter a consistência ideal. Acrescente o fermento e mais um pouquinho de farinha para acertar o ponto.
- Outra dica importante é sobre a temperatura do óleo: cuidado para não superaquecer! Um óleo muito quente pode dourar os bolinhos por fora, dando a falsa impressão de que estão prontos, quando na verdade, por dentro ainda estão crus. O segredo é fritá-los em fogo baixo, virando-os constantemente para que fritem por igual.
- E a finalização? A tradicional chuva de açúcar e canela, é claro! Essa combinação traz um toque de chef para os seus bolinhos de chuva, tornando-os irresistíveis. Agora é só colocar o avental e mãos à obra!
Por que bolinho de chuva tem esse nome?
O bolinho de chuva é um doce tradicional brasileiro, popularmente conhecido e amado em todo o país. O nome é sugestivo e carrega um pouco de nostalgia, pois muitas pessoas costumam fazer esses bolinhos em dias chuvosos, aproveitando para saboreá-los enquanto apreciam a chuva pela janela.
Em dias de chuva, quando as crianças não podiam sair para brincar, as mães ou avós preparavam essa receita simples e deliciosa para alegrar o dia e fazer um lanche especial. A tradição foi passada de geração em geração, e o bolinho de chuva se tornou um ícone da culinária caseira brasileira, associado aos dias chuvosos e à aconchegante sensação de estar em casa.
Por isso, leva o nome de "bolinho de chuva" - é uma guloseima que traz alegria e conforto aos dias em que a chuva impede as brincadeiras ao ar livre. Além disso, a forma arredondada dos bolinhos também pode remeter à ideia das gotas de chuva, solidificando ainda mais essa associação.
Siga receitas do pai nas redes sociais, clicando aqui.