Faça seu próprio molho de tomate - econômico e delicioso!
Por Gabriel Dambrosi em Dicas de CulináriaQue tal mergulhar nas delícias da culinária italiana sem pesar no bolso? Pois é exatamente isso que o internauta Rui Morchel nos propõe com sua incrível e econômica receita de molho de tomate.
Esta receita, que tem ganhado cada vez mais admiradores, encanta não apenas pelo sabor autêntico, mas também pela simplicidade e economia. Morchel conduz cada passo com muita destreza e carisma, fazendo com que a experiência seja mais que um simples preparo de receita, mas um verdadeiro passeio pelos sabores da Itália.
Prepare-se para se surpreender com a qualidade e a economia dessa receita e dizer "Ciao" para os molhos de tomate caros dos supermercados!
Assista o vídeo da receita
Confira alguns dos comentários sobre o vídeo:
'Show parabéns, vídeo muito bem feito. Parabéns por disponibilizar um conteúdo show como este ', disse uma seguidora.
'Continua fazendo esses teus conteúdos pois são excelentes. Eu sou aqui de Recife em Pernambuco e já fiz unas 6 das tuas receitas de quentinhas, são muito boas mesmo.', comentou uma internauta.
'Ótima receita e obrigado pelas dicas, irei fazer elas em casa agora.', avaliou um internauta.
Ingredientes
- 3kg de tomate
- 300g de cebola
- 200g de cenoura
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
- Faça um 'X' na parte de baixo dos tomates e cozinhe-os por 1-2 minutos. Em seguida, mergulhe-os em água, preferencialmente gelada. Retire as cascas e as sementes com os dedos. Reserve. DICA: bata as cascas e as sementes no liquidificador, peneire e reduza o líquido até chegar à consistência de extrato de tomate. Pronto, você tem um bônus de extrato de tomate caseiro.
- Bata todos os tomates e reserve. Em uma panela, doure as cebolas e as cenouras. Adicione os tomates batidos e cozinhe em fogo baixo por 2 horas. DICA: para economizar ainda mais no gás, as mesmas 2 horas valem para 1kg ou 5kg de tomate. Aproveite as promoções, faça em quantidade e tenha sempre à mão.
- Armazene em sacos tipo "ziploc" no freezer por até 3 meses.
Qual o melhor extrato de tomate ou molho de tomate?
A escolha entre extrato de tomate e molho de tomate depende muito do contexto de sua culinária e das preferências pessoais.O extrato de tomate é mais concentrado e tem um sabor mais forte do que o molho de tomate. Ele é feito cozinhando tomates lentamente para remover a água e concentrar o sabor, e é comumente usado em receitas que requerem um sabor de tomate mais intenso, como ensopados, sopas e molhos para massas que vão cozinhar por um longo período.
Por outro lado, o molho de tomate é menos concentrado e muitas vezes vem com outros ingredientes, como cebola, alho, pimentas e ervas, que acrescentam mais sabor. Ele é frequentemente usado como base para molhos de macarrão, pizzas e outras receitas que requerem um sabor de tomate mais suave.
Em termos de nutrição, ambos são bastante similares, embora o extrato de tomate seja mais rico em alguns nutrientes devido à sua concentração. No entanto, muitos molhos de tomate prontos podem conter adição de açúcar, sal ou conservantes, portanto é sempre importante verificar os rótulos se você está se concentrando na alimentação saudável.
Siga Rui nas redes sociais, clicando aqui.