Rita Lobo ensina a fazer um delicioso bolo de laranja com glacê no liquidificador

Por
em Dicas de Culinária

Num passeio divertido pela cozinha com a nossa amiga Rita Lobo, os seguidores do seu canal 'Receitas' foram surpreendidos com um vídeo super bacana sobre como preparar um bolo de laranja no liquidificador. Com um jeitão todo simpático e descontraído, a Rita nos mostra que cozinhar pode ser tão legal quanto saborear o resultado final.

E, falando em sabor, esse bolo de laranja é de arrasar! Simples, prático e saboroso, o vídeo já acumula mais de 14 mil curtidas e uma chuva de comentários positivos. Quer aprender e se divertir ao mesmo tempo? É só dar play!

Vídeo da receita

Veja alguns dos comentários sobre o vídeo:

'Ta aí uma chef de cozinha que dá Gosto de assistir. Amo cada receita dela... Parabéns Rita pelo capricho, delicadeza, tudo perfeito', disse uma seguidora.
'LInda a receita!! a cobertura "rachadinha" foi tudo pra mim kkkk Rita perfeita', comentou uma internauta.
'Te amo Rita Lobo, você torna minha vida na cozinha um pouco mais fácil! O bolo com decoração de laranja desidratada e folhas tem minha cara', avaliou uma internauta.

Ingredientes

Para a massa

  • 2 laranjas
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 ½ xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

Para o glacê

  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 4 1/2 colheres (chá) de caldo de laranja

Modo de preparo

Para a massa

  • Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Com um pedaço de papel toalha, unte com manteiga uma fôrma com furo no meio de 24 cm de diâmetro – espalhe uma camada bem fina e uniforme. Polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso.
  • Com a faca, descasque uma das laranjas (se não gosta de um sabor amargo-doce, descasque as duas). A outra, lave bem sob água corrente, corte e descarte as pontas. Corte as laranjas em quatro partes, no sentido do comprimento.
  • Descarte o miolo branco, corte cada gomo em três pedaços e transfira para o liquidificador. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o óleo, o açúcar e bata bem até ficar liso – se ficarem uns pedacinhos da casca não tem problema, eles dão sabor e textura ao bolo.
  • Transfira a mistura líquida para uma tigela e acrescente a farinha, aos poucos, passando pela peneira. Misture delicadamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar. Por último, misture o fermento. Transfira a massa do bolo para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos.
  • Para verificar se o bolo está pronto: espete um palito na massa, se sair limpo pode retirar do forno; caso contrário, deixe por mais alguns minutos, até que asse completamente. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 30 minutos antes de desenformar, enquanto isso prepare a calda.

Para o glacê

  • Numa tigela, peneire o açúcar. Em seguida, misture o açúcar com o caldo de laranja. Vá acrescentando o caldo de colher a colher. Depois, leve ao micro-ondas por 15 segundos, mexendo a cada 5 segundos.
  • O resultado é um glace firma, mas um pouquinho líquido.

Por que o bolo de laranja murcha?

O bolo de laranja, assim como outros tipos de bolo, pode murchar por algumas razões. Uma das mais comuns é a retirada prematura do bolo do forno. Isso ocorre porque a estrutura do bolo ainda não se estabilizou completamente, e o interior ainda úmido pode fazer com que o bolo murche à medida que esfria.

Outro motivo pode ser a proporção de ingredientes na receita. Por exemplo, muito fermento ou muito líquido pode fazer com que o bolo suba rapidamente no forno, mas depois murche ao esfriar.

Além disso, bater demais a massa após adicionar a farinha também pode criar muito glúten, o que torna a massa pesada e pode fazer o bolo murchar.

Por fim, abrir a porta do forno antes do bolo estar completamente assado também pode causar o efeito de murcha, pois a mudança súbita de temperatura interrompe o processo de cozimento. Portanto, é recomendável verificar o bolo apenas quando acredita-se que esteja quase pronto.

Siga Receitas nas redes sociais, clicando aqui.