Descubra o segredo do maravilhoso pastel caseiro de carne; prático e simples
Por Gabriel Dambrosi em ReceitasPrepare-se para mergulhar no mundo da culinária com uma dose extra de diversão com a carismática Rita Lobo do canal Receitas. Com a receita de pastel de carne moída na ponta da língua e um sorriso sempre no rosto, Rita nos ensina não apenas a cozinhar, mas a realmente apreciar o processo.
Ela maneja a carne moída e a massa do pastel como uma verdadeira artista, mas não se engane - é aqui que a brincadeira começa. Com a graça de uma apresentadora de TV e a casualidade de uma amiga querida, Rita brinca com a massa, modela os pastéis de formas hilárias e adiciona um "up" na receita com suas pitadas de humor e descontração.
Então, se você está pronto para uma aula de culinária com muitos risos e pastéis deliciosos, é hora de acompanhar Rita nessa aventura saborosa!
Assista o vídeo da receita
Confira alguns dos comentários sobre o vídeo:
'Amamos você Rita Lobo, além de nos ensinar com tanta elegância,ainda pensa em quem não tem um rolo.', comentou um seguidor.
'Nossa Rita, a massa ficou maravilhosa, pastel sequinho e crocante! Obrigada, a família agradece!', disse um internauta.
'Rita, virei sua fã por indicação do meu filho! Você é uma excelente profissional. No meu vinagrete eu gosto de acrecentar pimentão verde.', comentou uma fã.
Ingredientes
Para a massa
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 ovo
- ¼ de xícara (chá) de água
- 1 ½ colher (sopa) de óleo
- 2 ½ colheres (sopa) de cachaça
- 1 colher (chá) de sal farinha de trigo a gosto para polvilhar a bancada
Para o recheio
- 200 g de patinho moído
- 1 tomate
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- 3 talos de cebolinha
- 3 ramos de salsinha
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ¼ de colher (chá) de cominho em pó
- ¼ de colher (chá) de páprica
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Para a montagem
- 1 receita de massa de pastel caseira
- 12 ovos de codorna
- 500 ml de óleo para fritar
- água para pincelar a massa
- sal a gosto
Modo de preparo
- Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal. Em outra tigela menor, quebre o ovo e bata-o com um garfo para mesclar a clara e a gema.
- Faça um buraco no centro da farinha e adicione o ovo, a água, o óleo e a cachaça. Utilizando um garfo, comece misturando os ingredientes líquidos à farinha, realizando movimentos do centro para fora.
- Quando a farinha tiver absorvido os líquidos, comece a trabalhar a massa com as mãos para incorporar bem os ingredientes – inicialmente, a massa pode parecer um pouco seca, mas é normal. Sove bem até que a mistura fique lisa e macia.
- Corte a massa ao meio com uma faca, para facilitar o processo de abrir – mantenha a metade que não for ser usada embalada em um plástico para não ressecar.
- Leve a outra metade da massa para uma superfície levemente enfarinhada – adicione bem pouca farinha, pois a massa, por conter óleo, tende a não grudar. Abra a massa com um rolo, formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm e 2 mm de espessura. Enquanto abre a massa, gire e vire-a para evitar que grude na superfície.
- Cubra a massa já aberta com a metade de um saco plástico apropriado para alimentos. Enrole a massa sobre ela mesma, formando uma espécie de rocambole – este truque, utilizado por pastelarias, evita que a massa grude em si mesma.
- Embale este "rocambole" de massa com outro saco plástico, feche e leve para a geladeira por, no mínimo, 2 horas. O repouso da massa é fundamental para que os pastéis não abram durante a fritura. Repita o processo com a outra metade da massa.
- Após o descanso da massa, você pode montar os pastéis com o recheio de sua preferência e fritá-los. Confira o passo a passo do pastel de carne e do pastel de banana.
- A massa pode ser armazenada na geladeira por até 2 dias após o preparo. Nestes dias, ela pode escurecer e ficar mais úmida, o que é normal.
- Se você tiver um cilindro para abrir massa, pode usá-lo! Divida a massa em 4 partes e passe cada porção no cilindro até formar uma faixa retangular de espessura fina (normalmente, abrimos a massa até o 3º nível do cilindro). Isso facilita ainda mais a montagem dos pastéis.
Um pastel de carne tem quantas calorias?
A quantidade exata de calorias em um pastel de carne pode variar dependendo do tamanho do pastel, dos ingredientes específicos usados na receita e do método de preparação. No entanto, em média, um pastel de carne de tamanho médio, frito, pode ter cerca de 300 a 400 calorias. Lembre-se de que este é apenas um valor aproximado e pode variar. Sempre é uma boa ideia consultar as informações nutricionais específicas se disponíveis, especialmente se você está monitorando sua ingestão calórica.
Siga Receitas nas redes sociais, clicando aqui.