Bolo mais fofo do mundo? Ele existe e foi ensinado por Paola Carosella; confira

Por
em Receitas

Se você pensou que já tinha visto de tudo, é porque ainda não se aventurou na cozinha com a diva das panelas, Paola Carosella. Em seu mais recente vídeo no YouTube, ela nos mostra como fazer um Bolo Pão de Ló de dar água na boca, além de nos cativar com seu jeitão carismático, suas expressões autênticas e aquele sotaque argentino irresistível que todos nós amamos.

Agora, não se deixe enganar pela simplicidade dos ingredientes. A mágica está toda nas mãos e nas dicas da Paola. E olha que ela não economiza nas piadas durante o processo. É cada bordão que a gente até perde a conta, mas quem se importa? Cozinhar com Paola é sempre uma diversão garantida!

Veja o vídeo

Confira alguns comentários sobre o vídeo:

'Te digo uma coisa Paola,acertei uma questão do Enem graças a essa dica de cortar o papel manteiga. Paola é agro, Paola é top, Paola é tudo', brincou uma seguidora.
'Você não fala demais. Você EXPLICA A RECEITA. isso é ótimo', ressaltou uma internauta.
'Pão de ló é simplesmente o bolo mais versátil de todos, eu amo! Obrigado pela receita Paola', disse uma terceira.

Ingredientes

  • 1 xícara de 225ml bem cheia ou 150 gramas + 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 xícara de 225ml rasa ou 150 gramas de açúcar refinado
  • 5 ovos frescos (60 gramas cada ovo) em temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • Raspas de limão ou laranja (opcional)

Modo de preparo

  • Para essa receita use um forno de confiança pois a precisão da temperatura para assar é muito importante. A massa deve ser assada em temperatura baixa. Pré-aqueça o forno a 160 ºC. Recorte um papel manteiga do tamanho da base da forma escolhida e coloque no fundo. Unte a forma com manteiga em seguida.
  • Peneire a farinha 2 vezes. Reserve. Nessa receita, os ovos são batidos inteiros com açúcar. Recomendamos usar ovos bem frescos para evitar que a massa fique com cheiro de ovo, ovos mais velhos podem fazer com que isso aconteça. Se quiser garantir que não fique com cheiro de ovo, separe as claras das gemas dos ovos e peneire as gemas.
  • Não pressione muito as gemas na peneira para evitar que os coágulos que tem perto da gema e que podem dar cheiro passem pela peneira. Separe as gemas das claras apenas se for peneirar, se for pular esse processo quebre os ovos inteiros na tigela. Bata os ovos (claras + gemas peneiradas) com o açúcar por aproximadamente 13 minutos em batedeira manual ou 8 minutos em batedeira de base fixa.
  • A mistura deve crescer e ficar bem clara e aerada. Adicione as raspas de limão e a essência de baunilha e continue batendo. Desligue a batedeira e, com o auxílio de um fouet grande, incorpore a farinha bem devagar para que a espuma obtida não se quebre e o creme continue leve. Para isso adicione a farinha aos poucos, peneirando em 3 partes, e misture fazendo movimentos circulares delicados com o fouet de baixo para cima. Certifique-se que toda a farinha foi incorporada e não se formaram bolsas de farinha na massa.
  • Transfira todo o creme para a forma untada e leve ao forno até que a massa esteja totalmente assada. Para testar o ponto do bolo não espete palito ou garfo, pressione delicadamente a superfície do bolo com a ponta do dedo e você deve sentir a textura de uma esponja, e quando você pressiona a massa não volta.
  • Para uma forma de 20 cm em forno a 160 ºC obtivemos um tempo de 55 minutos de cozimento. Retire do forno e deixe esfriar por completo para desenformar.

Ela adora dar uma tranquilizada nos cozinheiros de primeira viagem. "Não se assustem, é só bolo!", ela diz, percebendo aqueles olhinhos de pânico quando alguém ouve a palavra "Pão de Ló". Mas com ela no comando, qualquer um pode virar mestre padeiro!

Então, já sabe, né? Se ainda não conferiu essa receita incrível, corre lá no canal da Paola e prepare-se para embarcar nessa jornada de sabor e diversão. E não esqueça do mantra dela: "Cozinhar é uma forma de amar os outros". Depois dessa, a gente só pode concordar e partir para a cozinha!

Sugestão de recheio e montagem

  • Fatie 400 gramas de morangos frescos, salpique um pouco de açúcar de confeiteiro e reserve. Prepare uma calda com 1/3 de xícara de açúcar e 1/3 de xícara de água.
  • Deixe ferver até diluir o açúcar por completo. Desligue o fogo, deixe esfriar e acrescente 4 colheres de sopa de vinho do porto ou suco de laranja (opcional) para perfumar. Reserve.
  • Prepare um creme misturando 250 gramas de mascarpone ou cream cheese com 100 ml de creme de leite fresco montado em ponto de chantilly. Para montar o bolo corte o pão de ló ao meio com uma faca longa.
  • Com um pincel ou colher, molhe as 2 metades com a calda de açúcar até que fiquem bem umedecidas. Acrescente uma camada generosa do creme de mascarpone em uma das metades distribuindo igualmente por toda a superfície e alise com uma espátula no final.
  • Disponha os morangos frescos sobre o creme de mascarpone e feche o bolo com a outra metade, como um sanduíche. Leve o bolo para a geladeira por no mínimo 3 horas e polvilhe com açúcar de confeiteiro na hora de servir. Sirva gelado.

Como posso garantir que o meu bolo pão de ló fique bem aerado e leve, sem ficar pesado ou embatumado?

  • Bata os ovos corretamente: Os ovos (especialmente as claras) são responsáveis por adicionar leveza à massa. Se você estiver separando as claras das gemas, lembre-se de bater as claras em neve até ficarem bem firmes. Caso não esteja separando, bata os ovos com o açúcar até obter um creme claro e fofo.
  • Peneire a farinha: Isso ajuda a incorporar ar à mistura, resultando em um bolo mais leve.
  • Não abra o forno durante o cozimento: O choque térmico pode fazer o bolo murchar. Espere até que esteja quase pronto para verificar.
  • Assegure-se de que o fermento esteja ativo: O fermento é fundamental para o crescimento da massa. Se estiver vencido ou inativo, o bolo não crescerá como deveria.
  • Não bata demais a massa depois de adicionar a farinha: Isso pode desenvolver o glúten e tornar o bolo pesado. O ideal é misturar até que os ingredientes estejam apenas incorporados.

Siga Paola nas redes sociais, clicando aqui.