Risoto quatro queijos com alho poró e abobrinha - de um jeito prático e rápido de cozinhar
Por Gabriel Dambrosi em ReceitasNo dia 24 de agosto de 2022, o universo culinário da internet foi agraciado com mais uma receita do multifacetado Rodrigo Hilbert. Em seu canal, "Receitas", o apresentador e chef de cozinha autodidata decidiu explorar o mundo sofisticado dos risotos e nos presenteou com uma versão deslumbrante: Risoto Quatro Queijos com Alho-Poró e Abobrinha!
Já sabemos que quando Hilbert entra na cozinha, podemos esperar pratos com sabores incríveis e uma pitada de carinho e originalidade. Mas, desta vez, ele foi além, misturando o tradicional sabor dos quatro queijos com a sutileza do alho-poró e a textura da abobrinha. Resultado? Uma explosão de sabores que promete agradar os paladares mais exigentes.
O vídeo, que foi ao ar em uma quarta-feira, já acumula mais de mil e oitocentas curtidas, com inúmeros comentários de seguidores impressionados com a facilidade e maestria com que Rodrigo conduz a receita. O aroma daquele prato parecia ultrapassar as barreiras da tela, tamanha a empolgação dos espectadores.
Vídeo da receita
Confira alguns comentários sobre o vídeo:
'Esse risoto é maravilhoso eu fiz e amei', disse uma seguidora animada.
'Amo suas receitas, e o seu jeito prático e rápido de cozinhar.Parabens!', comentou uma fã do ator.
'Acabei de fazer um com abobrinha e tomate cereja assado ficou divino', disse um terceiro.
Um dos destaques, além da combinação inusitada de ingredientes, é a maneira como Rodrigo detalha cada passo. Mesmo quem nunca arriscou fazer um risoto em casa sentiu-se encorajado a tentar. E, claro, para os fãs do apresentador, ver Hilbert cozinhando é sempre um prazer duplo: primeiro pelo visual (vamos concordar, ele tem charme de sobra!) e depois pelo resultado final na panela.
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de arroz arbóreo
- 1 ½ xícara de chá de vinho branco seco
- 1½ abobrinhas
- 1 cenoura picada grosseiramente
- 1 alho-poró
- 2 cebolas brancas
- 50g de queijo gorgonzola
- 50g de queijo cream cheese
- 50g de queijo parmesão ralado
- 50g ricota fresca
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 50 ml de sopa de azeite
- 2 l de água
- 2 colheres de sopa de salsinha picada para decorar
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Em uma panela grande, coloque 2 litros de água, uma cebola picada em quatro, folhas de alho poró, uma abobrinha picada grosseiramente e a cenoura.
- Leve a panela ao fogo para cozinhar por 30 minutos após levantar fervura. Deixe cozinhar até fazer caldo de legumes. Reserve. Em uma frigideira média, coloque o azeite e leve ao fogo para esquentar por 3 minutos.
- Descasque e pique a cebola, fatie o talo de alho poró. Junte a cebola e o alho poró ao azeite e refogue bem, sem deixar queimar, por 4 minutos. Acrescente o arroz arbóreo e mexa por 3 minutos até ficar translúcido Acrescente o vinho branco e mexa por 3 minutos até ele secar. Acrescente o caldo de legumes até cobrir o arroz e deixe cozinhar por 9 minutos, sempre mexendo.
- Após 9 minutos, acrescente mais 200 ml de caldo de legumes e cozinhe por mais 5 minutos, sempre mexendo. Após esse tempo, desligue o fogo. Acrescente os queijos e a manteiga e mexa sempre, até os queijos incorporarem ao arroz.
- Junte a abobrinha cortada em lâminas e misture bem. Finalize com a salsinha e sirva em seguida.
Então, se você é daqueles que ama um bom risoto e está sempre em busca de receitas inovadoras, corre para o canal "Receitas" e confira essa maravilha preparada por Rodrigo Hilbert. Depois, é só reunir os ingredientes, aventurar-se na cozinha e impressionar a todos com um risoto digno de restaurante cinco estrelas!
O que fazer para não passar do ponto o arroz no risoto?
- Escolha o Arroz Adequado: A primeira coisa a se fazer é escolher o tipo correto de arroz. Arrozes como Arborio, Carnaroli e Vialone Nano são ideais para risotos por absorverem bastante líquido sem perder sua forma.
- Aqueça o Caldo: Antes de iniciar o risoto, é essencial que o caldo (seja ele de legumes, frango, carne ou peixe) esteja bem quente. Isso permite que o arroz cozinhe uniformemente.
- Adicione o Caldo Gradualmente: Em vez de jogar todo o caldo de uma vez, acrescente-o aos poucos, uma concha por vez, esperando que o arroz absorva o líquido antes de adicionar mais.
- Mantenha o Fogo Médio: Cozinhar em fogo médio garante que o arroz não cozinhe rápido demais por fora e fique cru por dentro.
- Mexa Continuamente: Mexer constantemente ajuda a liberar o amido do arroz, dando ao risoto sua textura cremosa característica, mas também previne que o arroz grude no fundo da panela e cozinhe demais.
- Teste o Arroz: Após cerca de 18-20 minutos, comece a testar o arroz. O ideal é que ele esteja "al dente", ou seja, cozido, mas ainda firme ao morder.
- Finalize Corretamente: Uma vez que o arroz tenha atingido o ponto, finalize seu risoto com manteiga e queijo parmesão ralado (se a receita pedir). Isso não só melhora o sabor, mas também a textura do prato.
- Sirva Imediatamente: O risoto é um prato que deve ser servido assim que fica pronto para manter sua textura cremosa ideal.
Siga Receitas nas redes sociais, clicando aqui.