Pizza de frigideira: de tão prática conquistou milhares de internautas
Por Gabriel Dambrosi em ReceitasA galera do mundo da culinária, segura essa dica quentinha! A diva das panelas, Rita Lobo, do aclamado canal no YouTube "Receitas", aprontou mais uma das suas! No dia 4 de janeiro de 2022, ela lançou um vídeo que já está deixando a internet com água na boca: "Pizza na Frigideira". Sim, você leu certo. E, olha só, o vídeo já bombou com mais de 200 mil views e 9 mil likes. Um arraso, não é?
Agora, imagina fazer uma pizza deliciosa sem precisar de forno? Parece sonho, mas a Rita mostrou que é pura realidade! E, claro, não é só sobre a massa e o molho. Ela ensina vários tipos de recheios, pra todos os gostos e humores. Falando em humor, prepare-se para dar boas risadas enquanto aprende, porque o jeitinho Rita Lobo de ser garante diversão do início ao fim.
Vídeo da receita
Confira alguns dos comentários sobre o vídeo:
'Delícia! Só senti falta de orégano. Amo orégano ns pizza', comentou uma seguidora.
'Muito obrigada Rita, por compartilhar sempre receitas maravilhosas, fiz essa receita hoje, para o lanche da noite, para minha família, e simplesmente amamos', disse uma internauta.
'Já começo com meu like!!! Todas que fez uma boa dica eu colocaria na minha um pouco de orégano, da para fazer doce tbém o recheio fica ao gosto do cliente', disse uma terceira.
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 ½ colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de cachaça
- 1 xícara (chá) de água
- Farinha de trigo para polvilhar a bancada
- Azeite para dourar a pizza na frigideira
Modo de preparo
- Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Abra um buraco no centro, junte o azeite e a cachaça e misture com as pontas dos dedos para incorporar, até formar uma farofinha.
- Adicione metade da água e, com as mãos, misture bem.
- Aos poucos, adicione o restante da água, misturando até formar uma massa úmida.
- Transfira a massa para a bancada levemente enfarinhada e sove por apenas 3 minutos, até que fique bem lisa – no início, ela pode grudar nos dedos, mas durante a sova vai ficando consistente e lisinha.
- Evite adicionar mais farinha, a pizzinha pode ficar dura. Forme um cilindro com a massa e, com a faca ou espátula de padeiro, divida em 6 pedaços iguais.
- Modele bolinhas e cubra com um pano de prato úmido para não ressecar durante o preparo dos discos – a massa leva fermento químico, e por isso não precisa de descanso para crescer.
- Leve uma frigideira grande antiaderente para aquecer em fogo médio (se preferir, utilize uma frigideira de ferro para pizzas com pontos mais tostadinhos). Polvilhe a bancada e o rolo de macarrão com farinha, abra uma porção da massa até formar um disco de 18 cm de diâmetro – se precisar, polvilhe mais farinha sobre a massa e o rolo.
- Quando a frigideira estiver bem quente, regue com ½ colher (chá) de azeite, coloque o disco de massa e asse por cerca de 2 minutos, ou até começarem a surgir bolhas e o lado em contato com a frigideira esteja dourado.
- Diminua o fogo e vire a pizza com uma espátula. Espalhe 1 colher (sopa) do molho de tomate sobre a massa e coloque a cobertura de sua escolha (queijo muçarela ralado, muçarela de búfala rasgada, tomates cereja ou queijo meia-cura ralado).
- Borrife água nas laterais da frigideira e na tampa. Tampe a frigideira por mais 2 minutos, ou até o queijo derreter. Dica: ingredientes como rúcula, abobrinha, tapenade ou presunto cru devem ser colocados na finalização, fora da frigideira.
- Transfira a pizza para um prato e repita com o restante da massa – atenção, mantenha a frigideira em fogo baixo para fazer as próximas pizzas, pois ela se mantém bem quente.
Se você é daqueles que adora testar receitas novas ou simplesmente quer impressionar alguém especial com uma pizza caseira e super descolada, esse vídeo é pra você! E depois de preparar essa delícia, dá um pulinho aqui e conta pra gente: qual sabor você escolheu? Margherita clássica, quatro queijos ou alguma invenção toda sua? Estamos curiosos!
Quais recheios extras para fazer em casa?
- Mussarela e Manjericão: Esta é a base da clássica pizza Margherita. Apenas fatias de mussarela fresca, folhas de manjericão e uma boa pitada de sal. Finalize com um fio de azeite de oliva após tirar do forno ou da frigideira.
- Calabresa e Cebola: Fatie linguiça calabresa e cebola roxa ou branca. Disponha as fatias de calabresa sobre a massa da pizza e adicione a cebola fatiada por cima. Se quiser, polvilhe com orégano ou pimenta calabresa para dar um toque a mais.
- Atum, Cebola e Azeitonas: Misture atum enlatado (escorrido) com cebola picada e azeitonas fatiadas (verdes ou pretas). Esta combinação oferece um sabor salgado e rico.
- Frango com Catupiry: Cozinhe e desfie o peito de frango. Misture com um pouco de molho de tomate e espalhe sobre a massa. Coloque porções generosas de catupiry (ou outro requeijão cremoso) por cima do frango.
- Vegetais Grelhados: Pique e grelhe seus vegetais favoritos, como pimentão, abobrinha, berinjela e cebola. Tempere com sal, pimenta e ervas de sua preferência. Espalhe os vegetais grelhados sobre a pizza e adicione queijo de sua escolha, como mussarela ou feta(queijo coalho de típico Grécia)
Siga Receitas nas redes sociais, clicando aqui
.