Novidade: Receita de quentão com laranja super saboroso é nova mania nas festas juninas
Por Gabriel Dambrosi em Dicas de CulináriaEm junho, começam as festas juninas e nada melhor do que tomar aquele quentão super saboroso. Mas que tal inovar esse ano e experimentar uma receita nova de quentão com laranja, super fácil de fazer.
O usuário do TikTok kauaober, criou esta receita super simples e com uma aroma incrível.
Ingredientes
- 1/2x de chá de açúcar
- 1 garrafa de vinho seco ou 1 litro de suco de uva
- 1 laranja Bahia
- 2 maçãs
- 2 país de canela
- 5 anis-estrelado
- 5 cravos
Modo de preparo
Em uma panela, acrescente o açúcar e derreta-o. Em seguida, adicione a maçã cortada em cubos, dois paus de canela, cinco anis-estrelados e cinco cravos. Mexa tudo com um pouquinho de água. Agora, adicione o vinho seco ou suco de uva e as cascas de uma laranja, e depois apenas o suco da laranja. Deixe ferver por aproximadamente 20 minutos e, em seguida, é só servir.
Veja o vídeo com a receita:
*Importante: Se utilizar vinho na receita, a bebida só pode ser consumida por maiores de 18 anos, uma opção saborosa é substituir o vinho por suco de uva, assim a criançada pode aproveitar essa saborosa bebida.
Por que tomamos quentão na festa junina?
A tradição de beber quentão durante as festas juninas tem suas origens na cultura popular brasileira. Esta bebida, feita à base de cachaça, gengibre, açúcar e especiarias, tem algumas razões históricas e práticas para ser consumida nesse período.
- Adequação climática: No Brasil, as festas juninas ocorrem durante o mês de junho, que é o período de inverno no país. Como o quentão é uma bebida aquecida, ajuda a aquecer as pessoas durante as noites frias de junho.
- Origens rurais: As festas juninas têm origens rurais e são uma celebração da colheita e da abundância de alimentos. O quentão, que é feito com ingredientes simples e disponíveis na fazenda (cachaça, gengibre, açúcar), se encaixa bem nessa celebração.
- Aspectos culturais e religiosos: As festas juninas são também uma celebração dos santos populares (Santo Antônio, São João e São Pedro). O quentão é uma parte da tradição dessas festas e contribui para a atmosfera festiva e alegre.
- Sabor e aroma: O quentão tem um sabor forte e picante, e um aroma convidativo, que se tornaram sinônimos das celebrações juninas.
Para mais receitas como essa acesse Kauã Ober.